terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Mais informações sobre a Reação Extrapiramidal

Desde meu primeiro - e até então único - post neste blog, há  mais de um ano, recebi diversos comentários e e-mails de pessoas relatando terem passado pela mesma situação. Na verdade, notei que estas mensagens têm ficado mais frequentes. Isto quer dizer algumas coisas:

1) que muitas pessoas estão passando pelos efeitos da Reação Extrapiramidal

2) que o susto e a falta de informação provinda de fontes oficiais (leia-se bula e profissionais da saúde) fazem com que estas pessoas busquem informações na internet.

Estes dados, aliados à dificuldade em obter informação sobre o assunto, me motivaram a escrever um segundo post um pouco mais substancial sobre a Reação Extrapiramidal. Como não tenho formação profissional alguma na área, recorri à médica intensivista Paula Toledo. Com a ajuda dela, elaborei um texto baseado em um artigo publicado em um jornal cientifico em 2007.

Aqui, pretendo ajudar a esclarecer, pelo menos um pouco, este mistério que é a Reação Extrapiramidal. A maioria dos casos relatados nos comentários ocorreu após a administração de antieméticos e/ou pro-cinéticos como o Plasil (metoclopramida) e o Digesan (bromoprida).

*Informações importantes:
- Não descontinue nenhuma medicação sem a orientação de seu médico
- Não é recomendado o auto-diagnóstico
- Busque somente informações em fontes seguras


Os principais sintomas

Inicialmente, a Reação Extrapiramidal era associada quase que exclusivamente aos efeitos de medicamentos anti-psicóticos. Atualmente, já se sabe que muitas outras classes de remédios causam estes efeitos indesejados - o Plasil (metoclopramida) e o Digesan (a bromoprida) são apenas alguns deles. Outro dado interessante - e que já havia notado nos comentários - é que a Reação Extrapiramidal é mais frequente entre as mulheres.

Os quatro principais sintomas da Reação Extrapiramidal são a acatisia, a distonia, o pseudoparksonismo e a discinesia, podendo se manifestar de diversas formas: desde um desconforto mínimo até movimentos involuntários permanentes. Seu aparecimento também varia, já que pode aparecer tanto na primeira dose da medicação quanto no decorrer do tratamento.

O que torna muito difícil o diagnóstico da Reação Extrapiramidal é que ela pode ser facilmente confundida com outros transtornos e distúrbios, como ansiedade, depressão, episódios maníacos, o distúrbio bipolar do humor, psicose, síndrome de Tourette, paralisia cerebral, intoxicação, AVC e síndrome das pernas inquietas, entre outros.


ACATISIA

Um dos sintomas mais comuns, a acatisia é a impossibilidade de ficar parado e possui dois fatores: 
a) fator subjetivo, no qual o paciente verbaliza esta inquietação, a perda de concentração, apresenta distúrbios de sono 

b) fator objetivo, em que o paciente demonstra inquietação ou dificuldade de ficar parado - anda, marcha, troca o apoio de pernas incessantemente. 

A acatisia pode se manifestar no corpo todo ou apenas em extremidades. Pode também se estender por dias ou semanas. 

São muito frequentes os comentários aqui no blog em que as pessoas relatam ter tido vontade de tirar o acesso venoso enquanto recebem soro e sair correndo. Geralmente, a acatisia é confundida com ansiedade, o que pode fazer com que sejam receitadas novas doses do remédio, podendo agravar o quadro. 


DISTONIA

É a contração involuntário de músculos da cabeça, do pescoço, do tronco e de extremidades. As partes mais afetadas são a cabeça e o pescoço, incluindo a língua, músculos da face, olhos, mandíbula e garganta - com possibilidade de rouquidão e dificuldade para deglutir. Ainda podem ocorrer torcicolo e torção do pescoço, além de serem frequentes casos em que os pacientes viram os olhos para cima, onde ficam temporariamente travados.


PSEUDOPARKINSONISMO

Caracteriza-se pela enorme semelhança com o Parkinson, causando confusão até mesmo em profissionais experientes. Manifesta-se sob a forma de tremor nas extremidades, falta de expressão facial, enfraquecimento da voz e a impossibilidade de mexer braços enquanto caminha. Ademais, podem surgir também alguns efeitos mentais temporários, como a lentificação mental, habilidade reduzida de reagir a situações familiares.


DISCINESIA

-       Movimentação rápida, repetitiva e involuntária da face, do tronco, de músculos respiratórios e extremidades – assemelhando-se a um cacoete (caretas involuntárias). Geralmente, são sintomas associados aos efeitos de medicamentos anti-psicóticos e podem aparecer tardiamente.



COMPLICAÇÕES DE ORDEM MENTAL

Embora os relatos que têm aparecido nos comentários deste blog se refiram muito mais frequentemente aos efeitos de ordem mental da Reação Extrapiramidal, muito pouco se encontra nos artigos médicos acerca disto. O que se sabe é que por exacerbar diversas variações emocionais, alguns sintomas de saúde mental podem se manifestar na Reação Extrapiramidal. Depressão, pensamentos suicidas, ansiedade e o abuso de drogas são alguns deles.


 É importante, como já mencionado no primeiro post, manter a calma e ter em mente que a maior parte destes sintomas é passageira. Manter-se informado é essencial. Nossa intenção não é a de conduzir ninguém a um auto-diagnóstico! De posse destas informações, você deve procurar a ajuda de um médico; esperamos que os dados aqui expostos possam ajudar na busca pelo diagnóstico correto.





94 comentários:

  1. Olá! Fiquei muito contente em ver um blog sobre o assunto.
    Eu tive 2 vezes esta reação ao tomar bromoprida. Tomei bastante quando criança, porém não me recordo se tive a reação, dei conta disso quando tomei uns comprimidos para cessar o vômito. Morava sozinha e me lembro de me sentir tão mal a ponto de pegar o ônibus e ir para casa de minha mãe em outra cidade.
    Mas o pior aconteceu a 1 ano e meio atrás. Tive uma chamada 'virose' na qual me administraram bromoprida intravenosa. Em 30 minutos comecei a sentir os efeitos. Percebi que os efeitos eram parecidos com a vez passada porém muito mais agressivos. Tive essa sensação por exatamente uma semana e um dia. Lembro-me de contar as horas para isso terminar, sem falar que tive pensamentos suicidas. Também tive todos os sintomas físicos acima mencionados, como principalmente retração da língua e dificuldade em falar - foi a partir daí que tive a certeza de se tratar de uma reação extrapiramidal. Como você disse, os sintomas psicológicos são raramente mencionados (na verdade não mencionados) em artigos. Pesquisei incessantemente artigos sobre isso, conversei com professores (pois faço farmácia) e consegui ter certeza de tudo. Resumidamente a bromoprida bloqueia receptores de dopamina, onde esta ação deveria ficar apenas no trato gastrintestinal, porém de alguma forma em algumas pessoas acredito que chegue até o sistema nervoso central.
    Bom no meu caso as coisas não pararam por aí. Um mês após a reação comecei a sentir sintomas psicológicos compatíveis com depressão. Nunca tive depressão e nem tenho casos na família. Fiquei quase 6 meses assim, não consigo nem explicar o que passei em todo esse tempo que parecia não ter fim, posso dizer que fui ao inferno e voltei. Sem contar para ninguém finalmente resolvi que deveria procurar ajuda médica psiquiátrica, fui diagnosticada com depressão e tomei antidepressivo por 6 meses. Freqüentei psicólogos também. Eu tenho certeza que foi essa droga que fez tudo isso, como disse o psiquiatra é muito provável que está depressão que não era mais aguda e sim crônica foi decorrente do trauma que passei naqueles dias, fazendo com que eu desenvolvesse-a
    Para a maioria (pra não dizer todos) isso não passa de ilusão pois na verdade isso ainda não foi esclarecido pelas indústrias ou por quererem esconder ou por falta de conhecimento. Por isso peço a todos que notifiquem no site da ANVISA a reação adversa que tiveram pra que isso chegue aos ouvidos de todos. Porque eu sei o quanto sofri e o quanto dói de sentir sozinho nesta causa.
    Posso dizer que hoje estou bem recuperada, porém os sintomas da depressão deixam marcas para o resto de nossas vidas, e como você mencionou, quem passou por isso NUNCA ESQUECE!
    Segue o link do site para notificaram:
    http://www.anvisa.gov.br/sisfarmaco/notificacaotemp/notificacaotemp1.asp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila sei bem o que você sentiu, tambem passei por isso varias vezes e só hoje descobri oque se trata realmente.
      O pior é o descaso das pessoas que acham que é coisa da minha cabeça, que eu estou exagerando.Como disse ,"quem passou por isso NUNCA ESQUECE!" verdade,só quem passou sabe o tanto que é horrivel!
      Ass Cleusa Freire

      Excluir
    2. Estou sentindo a mesma coisa!! É relaciono com a dministração do plasil... Esse remédio tem que ser banido da face da terra.

      Excluir
    3. oi olá to passando poriso fui no médico porque tava com um pouco de insônia e amedica me deu centralina quase morri fui no inferno e vomitei dia e a ela que o remédio tava me fazendo muito mau ela me mandou pra um psiquiatra que me deu outros remédios que piorou ainda mais do deus sabe o que pastorais um ano que foi com sintomas orivel atestem fui descobrir que era reação a ela droga tenho pânico a remédio metrô emdisispero quando o médico me reseita não comsegi me cria ainda não vivo sofro todos os dias da minha vida porcausa diso já não sei mais o que fazer se alguém poder me ajudar

      Excluir
    4. Essa reação é a pior coisa qie alguém pode sentir! Tenho essa reação com absolutamente todos os remédios pra vômito. E por muitas vezes me chamaram de "ansiosa" ou para "parar de frescura". Até que infelizmente ha uma semana fui diagnosticada com depressão, e um dos remédios pra depressão tb me causou a reação. Só que mto mais intensa do que com medicação pra vômito. Estou mal até agr, e o médico pra variar acha que é "problema comportamental". Meu Deus, só quem sofre disso entende, os outros, até médicos acham que é coisa de cabeça ansiedade ou frescura.

      Excluir
    5. Camila, tenho um filho de 8 anos que teve os sintomas extrapiramidais e está a alguns meses tendo problemas para dormir, disse que as vezes parece que ele está parado enquanto tudo passa rarápi ao redor, inquietação, enfim, tudo começou depois do uso do Plasil. Bom saber que ele não é o único, já fizemos eletroencefalograma, eletrocardiograma e nada. Vou procurar um psiquiatra.

      Excluir
    6. Igual eu Camila a minha também não passou em poucos dias e fiquei com depressão logo após.

      Excluir
    7. Eu estou há quase 20 dias sofrendo só Deus sabe o que devido a um reação ao plasil. Tem dias que estou deprimida e em outros sinto uma ansiedade tão grande que a única vontade que tenho é morrer. Já fui ao psiquiatra e estou tomando antidepressivo ha dois dias. Camila, eu gostaria de saber qual antidepressivo vc tomou e se ele resolveu seu problema pq as vezes sinto um medo enorme disso nunca se resolver. Estou tomando amitriptilina, que atua no aumento da serotonina, porém fico me perguntando se não deveria tomar um remédio que interferisse na dopamina, já que ela é que foi afetada pela bromoprida.

      Excluir
  2. Gostaria de pedir a você que continue com o blog ativo e que, se possível divulgue em alguma publicação o link do site da ANVISA de notificação de efeitos colaterais, isso é muito importante!
    Pode contar com minha ajuda para o que precisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.anvisa.gov.br/sisfarmaco/notificacaotemp/notificacaotemp1.asp

      Excluir
    2. http://www.anvisa.gov.br/sisfarmaco/notificacaotemp/notificacaotemp1.asp

      Excluir
    3. Essas informações acabam de salvar minha vida. Estava a dias sofrendo depois de receber o plasil intravenoso, sofrendo com quase todos esses sintomas e achando que estava com problemas psicológicos. Muito Obrigado. Obrigada mesmo. No momento estou em lágrimas em descobrir que não fui a única a sofrer com isso.

      Excluir
    4. oque faso to a um ano com iso será que tem cura ainda

      Excluir
    5. Bom dia.Meu sobrinho passou por uma cirurgia e deram bromoprida na veia ele teve isso.Achei seu blog pesquisando sobre isso . Nunca tinha ouvido falar.Estou assustada.

      Excluir
  3. Me sinto reconfortada em saber deste blog! Tomei Plasil ontem e tive essas sensações de depressão, pensamentos suicidas, inquietação, desconfortável no meu próprio corpo, trocando de posição e muito incomodada, ficava de pé, marchava e nada resolvia ou me acalmava... Já ocorreu outras vezes e eu só relacionava à intravenosa, mas estranhava pq não era sempre q eu tinha... Hj com a ajuda do blog fiz a ligação de que TDs as vzs q ocorreu eu sentia enjôo, ou seja, devo ter tomado Plasil mesmo... Continue com o trabalho e muitíssimo obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  4. Me sinto reconfortada em saber deste blog! Tomei Plasil ontem e tive essas sensações de depressão, pensamentos suicidas, inquietação, desconfortável no meu próprio corpo, trocando de posição e muito incomodada, ficava de pé, marchava e nada resolvia ou me acalmava... Já ocorreu outras vezes e eu só relacionava à intravenosa, mas estranhava pq não era sempre q eu tinha... Hj com a ajuda do blog fiz a ligação de que TDs as vzs q ocorreu eu sentia enjôo, ou seja, devo ter tomado Plasil mesmo... Continue com o trabalho e muitíssimo obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  5. Hoje aconteceu comigo. Postei contando sibre minha angústia no outro artigo, e não mencionei esse datalhe que vc falou, qye juntamente com toda a desordem mental e sebtimento depressivo qye me acometeu, tentei tb arrancar o soro. Mas esperei nervosa que ele acabasse, e avisei a enfermeira que não colocasse o próximo (o médico passou três), pq eu não conseguiria ficar ali com aquilo no braço e muito menos deitada. Ela entendeu. Retirou o acesso, avisou ao médico e me liberou da maca, dizendo ser uma reação ao medicamento.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por compartilhar sua experiência. Também sou alérgica a metoclopramida, ando com um papel na minha bolsa avisando. É bem assim como você relatou, a pior sensação do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Mateus eu também tive uma reação horrível com haldol: os médicos não estão nem um pouco preocupado com as reações adversas porque não é no corpo deles. A gente tem que se conhecer é sempre perguntar que remédio vão aplicar e não permitir que nos mediquem com remédios que nos causam reações tão horríveis e assombrosas.

    ResponderExcluir
  9. Nem acredito que encontrei esse blog,eu sofro de síndrome do pânico e depressão, e tenho muitas dores de cabeça, sempre que tomava cefalium,com poucos minutos começava a sentir todos esses sintomas, ficava inquieta tinhas horas que achava q iria enlouquecer, e pior de tudo è que eu não sabia explicar o que era,fiz inúmeras pesquisas ate que descobri sobre essa reação extrapiramidal,esses sintomas são simplesmente horriveis,parece surreal,e dificil de esquecer,sempre que acontece passo dias só lembrando, agora vou prestar atenção ao remédios que vou ingerir.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber quais são os medicamentos além de metoclopramida e haldol que podem produzir a reação extrapiramidal?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sertralina,Cefalium,Plasil,Bromoprida, Morfina,Buscopam intravenoso,Fenergan e vários outros!

      Excluir
  11. Boa noite! Incrível ler esses relatos, todos os sintomas sao muito parecidos com os que tive alguns anos atrás, após tomar uma grande quantidade de Plasil. Foi uma das piores noites da minha vida, uma sensação surreal, um inferno em vida!! Na epoca morava sozinho, fiquei extremamente angustiado, agitado, inquieto, nada que eu fazia supria meus desejos e minhas necessidades. Lembro que naquela longa noite, tomei 6 banhos, simplesmente por não poder ficar parado, assistir uma TV ou mexer no computador era uma missão impossível. Pra piorar eu tive uma contracao muscular nos olhos, onde eu nao conseguia fecha-los, com o decorrer da noite só foi piorando, depois de umas 12 horas de sistoma, ja de manhazinha, meus olhos "foram para baixo" e nao conseguia mais olhar pra frente, pensei que ficaria cego. Nessa noite fui 2x ao médico, onde a primeira vez fui totalmente ignorado pelo doutor, ele me recomendou maracujina, pensou que eu estava agitado, ou ficando louco. Na segunda vez o doutor entendeu que se tratava da sindrome extrapiramidal e me injetou um medicamento, em cerca de 20 minutos ja estava bem melhor, ate o controle dos meus olhos tinham voltado. Foi um grande trauma na época, fiquei meses com medo que esses sintomas fossem retornar. Foi uma experiência terrível, inesquecível. Eu juro que se vivesse diariamente com sintomas assim, preferiria a morte, inclusive era essa a vontade que eu tinha naquela noite terrível!!!! Acho que só quem teve esses sintomas conseguirão entender o meu post, alguns acharão exagero, mas meus amigos, não é brincadeira não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm fui ao medico, ainda sem saber que era reação do plasil e me tacaram Rivotril, dizendo que era uma crise de pânico, mesmo dizendo que havia tomado o plasil havia feito umas 5 horas. Não me deram nenhuma confiança. Aí penso.... quantas pessoas ainda vão ter que passar por essa situação horrível (pior coisa que eu senti na vida), para as autoridades tomarem alguma providência. É lamentável

      Excluir
  12. Pessoal, boa noite.

    Gostaria de deixar meu relato sobre a minha experiência de uso do medicamento BROMOPRIDA. Acho que ele pode causar outros males além dos que já foram postados aqui. Também tive a sensação de inquietude insana...

    Após a ingestão de 3 comprimidos no sábado (09/04) e + 3 no Domingo (10/04) (conforme orientação médica, tomar 1 comprimido 3x ao dia) vivenciei uma das reações mais horríveis da minha vida: por volta das 21h do domingo minha língua ficou grossa, começou a enrolar e não parava dentro da boca. Imediatamente fui para o hospital. No caminho para o médico, minha língua parou, porém dai meu maxilar começou a fazer movimentos totalmente desordenados a ponto de quase quebrar meus dentes e machucar minha bochecha. Foram quase 3hs de puro terror. Achei importante deixar meu relato aqui, pois encontrei um artigo médico que descreve meus sintomas como “Distonia Aguda” e relaciona a crise ao uso da Bromoprida.

    ResponderExcluir
  13. Estou tendo a reação agora a noite, resultado da ingestão de soro com plasil e glicose. Estou lendo os relatos pra ir trabquilizando. Não tem o que fazer, já sei que passarei a noite com a inquietude insuportável mas fico mais tranquila de ler os relatos.

    ResponderExcluir
  14. Tive a reação com o uso de Bropromida, tomei um pela manhã e outro no começo da tarde. Vivenciei uma tarde de terror, não conseguia ficar parado, marchava para tentar passar a angústia, tive dificuldades em respirar, sensação de que não ia sobreviver. Fui a uma emergência e relatei que estava com essas reações após o uso da bropromida, que estava com um quadro de infecção intestinal a mais de uma semana e que era diabético. O médico ignorou a bropromida e procurou tratar apenas a desidratação e o controle da glicemia.
    Esse foi o pior quadro de Reação Extrapiramidal que tive e a partir daí que soube o que era essa reação. Anteriormente já tinha tido essa sensação mas com intensidade menor, era como se fosse uma ressaca depressiva após o uso do medicamento. O que me deixa intrigado é que me parece que eu tenho essa reação com diversos medicamentos: Bropromida, Cefalium, Metformina, Sinvastatina(menor intensidade), Januvia (menor intensidade).

    ResponderExcluir
  15. Eu tive ontem essa horrível reação fui na emergência da unimed e tomei bromoprida intravenosa em poucos segundos começou os tremores nas pernas suava frio e minha cabeça rodava falava coisas involuntariamente ...queria correr e sair dali imediatamente porque os médicos fazem isso? Eles não sabem dessas reações? Estou preocupada o que pode me prejudicar visto que tomei tida medicação o que causa isso? Tenho algum problema particluar e não sei? São várias minha dúvidas

    ResponderExcluir
  16. Eu tive ontem essa horrível reação fui na emergência da unimed e tomei bromoprida intravenosa em poucos segundos começou os tremores nas pernas suava frio e minha cabeça rodava falava coisas involuntariamente ...queria correr e sair dali imediatamente porque os médicos fazem isso? Eles não sabem dessas reações? Estou preocupada o que pode me prejudicar visto que tomei tida medicação o que causa isso? Tenho algum problema particluar e não sei? São várias minha dúvidas

    ResponderExcluir
  17. Semana passada fui ao pronto socorro mal do estômago e colocaram diretamente na veia o plazill e bropromomida até agora terça estou sentindo os sintomas.mas menores até que período vai passar? Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Você poderia ir a um psiquiatra e ver se ele te recomenda algum ansiolítico ou outro fármaco que possa atenuar os sintomas. Faça isso.

    ResponderExcluir
  19. Nossa,quase duas semanas após a minha reação encontro esse blog, depois de tanto pesquisar sobre a pior sensação q já passei na vida... Havia bebido muito e por volta de umas 23:00 e após uma briga familiar, fui embora do bar transtornada, cheguei em casa, peguei a cartela de Rispiridona ( meu filho quem tomava pois ele tem TDAH) , e tomei toda a cartela! A intenção, sei lá, sumir da vida, porém, mal sabia o mal q estava pra vir. Tive uma noite horrível, inquietação, coração disparado, mais tentei dormir esperando , talvez o efeito do álcool ainda tenha conseguido relaxar um pouco. Porém , vi o dia amanhecer, e nada tava bom, ora sentava, deitava, ia de um lado pra outro, uma inquietude que nada aliviava, foi quando procurei o PS. Lá fizeram lavagem e nem sei o q colocaram na minha veia, pois estava com muita dor d cabeça, porém, teve um momento que na medicação ainda, não conseguia ficar parada, tinha que aguardar o médico pra me avaliar pra dar alta, estava tao agoniada que retirei o acesso e fui embora pra casa. Sai do PS meia tremula, com uma sensação terrível d falta de controle do meu próprio corpo, pensei q fosse melhorar quando chegasse em casa, porém os sintomas continuaram, aquela inquietação dentro do meu corpo, nada confortava ou aliviava, e no período da tarde comecei a ter pensamentos terríveis, ansiedade, pânico, ia direto pra fora tomar sol, me aliviava um pouco, porém a sensação continuava, até que anoiteceu, o psicológico piorou, como se houvesse duas pessoas dentro d mim, confusão mental, e involuntariamente ficava olhando pra cima, o teto começava a rodar, só vinha os piores pensamentos na minha mente, estava perdendo o controle de mim mesma... Fui melhorar mesmo por volta das 22:00 , porém, aquele aperto no peito, e hj ainda, parece q ficaram as seqüelas desse dia terrível, domingo tive uma sensação de irrealidade, um pânico misturado com ansiedade estava tomando conta de mim, e o medo angustiante dessa sensação voltar, diferente dos casos q vi aki, o meu foi causado por overdose de Rispiridona , até hj tô com uma sensação da minha perna direita um pouco trêmula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei Rispiridona tbm na segunda feira, acreditando que trataria um quadro alérgico,hoje já é quinta e ainda me sinto desconfortável.Porém, percebi ao longo do tempo que outros medicamentos tbm causam a reação em mim, tais como: Omeprazol, Decadron e alguns medicamentos para enxaqueca.
      Vou tentar, na medida do possível fazer uso de produtos naturais.

      Excluir
    2. Tomei Rispiridona tbm na segunda feira, acreditando que trataria um quadro alérgico,hoje já é quinta e ainda me sinto desconfortável.Porém, percebi ao longo do tempo que outros medicamentos tbm causam a reação em mim, tais como: Omeprazol, Decadron e alguns medicamentos para enxaqueca.
      Vou tentar, na medida do possível fazer uso de produtos naturais.

      Excluir
  20. Resumindo: Terrivel, Horrivel, Inimaginável, Indescritivel, só quem teve pode falar o resto nao entenderá!
    Eu como tenho gástrite, como hipocondriaco e usuário de cocaina uso frequentemente bromoprida e já tive vários episódios terríveis.
    Soluçoes que funcionam em mim, nesses estados desesperadores extrapiramidais e Acatisias:
    A - Alcool, enche a cara que ajuda um pouco a relaxar;
    B - Fenergan ou Cloridrato de Prometazina, antialérgico com efeito anti-reaçao extrapiramidal. Compra sem receita.
    C - Tiro e queda, Clonazepam, mas só com receita azul ou no mercado negro.
    Espero ter contribuido

    ResponderExcluir
  21. Demorei pra entender que o plasil me fazia mal. Desde criança tinha sensações terríveis quando tomava este medicamento. So descobri depois de adulta. As pessoas diziam que fazia descer o leite quando estava amamentando. Foram dias de angústias, vontade de sair correndo, de morrer, parece que a vida não tem sentido. Achavam que eu tinha depressão pos parto. Ai percebi que era quando eu tomava o plasil. E isso tinha acontecido inúmeras vezes desde criança e eu nunca tinha assimilado ao plasil. Hoje quando vou no ps e me perguntam se eu tenho alergia a algum eu digo: PLASIL NÃO. Eles não entendem. Dizem que é alergia. Eu digo não é. É REAÇÃO. E ESSA NUNCA MAIS. Nunca deixei meus filhos tomarem e nunca mais tomei. Ótimo blog.

    ResponderExcluir
  22. Há vários outros medicamentos que já me deram essa reação, depois vou postar uma lista pra vocês evitarem!

    ResponderExcluir
  23. Gente eu tomei esse bromoprida ontem a noite e até agora estou com esses sintomas, estou desesperada! Tive que vim embora do serviço porque não aguentei ficar lá. Só quero que passe logo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com um médico. O fenergam é recomendado para cortar o efeito.
      http://www.enxaqueca.com.br/blog/reacao-extrapiramidal/

      Excluir
  24. Eu achava que era a única pessoa que sentia essas reações e me sentia pior por isso!!! Agora sei que mais pessoas sentem o que eu sinto com o Plasil e a Bromoprida
    Tudo isso que li senti tb
    Plasil desencadeou uma horrivel depressão que na ocasião disseram ser pós parto pois eu tomei Plasil após dar a luz para descer o leite e nunca teve esse efeito em mim
    Ao contrário meu leite secou !
    E derrepente entrei num quadro de depressão profunda que me incapacitou cuidar meu filho sozinha e tive que ir morar com meus pais para que me ajudassem pois nem conseguia cuidar de mim. Passava dias meses e anos com ideias horriveis de morte
    Fiz psicoterapia e tomei antidepressivos que tb foram deixando seus efeitos não desejados
    No fim o que me tirou da depressão foi minha imensa vontade de viver e Florais de Bach que na época começou a ser conhecido no Brasil pra minha sorte!
    Porem foram 3 anos de luta contra essa depressão que hoje tenho certeza ter sido ocasionada pelas doses de Plasil que tomei!
    E o pior é que era o próprio pediatra que me indicava o uso !
    Depois disso fiquei muito desconfiada de tudo que me indicavam ou me receitavam
    Sempre leio as bulas e sou até motivo de piada por isso
    Leio tb na Net tudo que posso antes de tomar algum medicamento e fico abismada com o numero de efeitos colaterais até muito perigosos de alguns ditos remédios!
    Que parecem mais com venenos!
    Senana passada tive uma experiência extra piramidal com Bromoprida
    Não conhecia este remedio nem saboa dis efeitos então descarto a possibilidade da hipocondria ou sugestionada por alguma leitura
    Então senti muita agitação no PS apos tomar via oral 48 gotas de Bromoprida
    Pensei que estivesse ficando louca
    Tive vontade de arrancar o soro que estava tomando e sair correndo
    Falei pro enfermeiro que queria sair de la e que fakasse com o medico que eu assinaria qquer papel pra poder sair de lá correndo
    Minha sorte foi ter pedido tb pra tomar um calmante que tomo qdo tenho insonia
    Lexotan 1,5 mg e foi somente apos tomar que fui melhorando e pude sair mais tranquila de lá
    Ou seja agora NUNCA mais tomo essa DROGA
    Alias quero deixar aqui uma pergunta pra reflexão
    Não será por essas DROGAS ditas remédios que a população mundisl está sofrendo cada dia mais de Depressão???
    Não será essa epidemia de pessoas Deprimidas uma consequência de medicamentos receitados sem uma atenção maior qto a esses efeitos ditos raros mas que pelo que vemos nem tão raros e insignificantes assim???
    Nunca se ouviu falar tanto em depressão e como muitos dizem o Mal do nosso Século!!!
    Vamos pensar nisso e tentar alertar as pessoas que estão próximas a nós fazendo um trabalho de formiguinhas mas que pode ajudar muitas pessoas a evitarem passae o que nós passamos !
    Abraços e sou muito Grata por ter encontrado este Blog!
    Namastê

    ResponderExcluir
  25. Já ouvi estes relatos, já senti isso no hospital. Mas também sinto isso sem medicação específica (é realmente horrível) e sou diagnosticada com transtorno bipolar (tomo medicação para o transtorno). Que tipo de medicação não intravenosa pode melhorar estes sintomas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho você a conversar com seu psiquiatra e contar a ele sobre seus sintomas, ele poderá te ministrar um melhor remédio sem essas reações adversas.

      Excluir
    2. Converse com seu psiquiatra. Eu achei que estava tendo um ataque de ansiedade. E sempre que ia para hospital por algum motivo, eu sentia os sintomas de novo.
      Com o tempo, os efeitos passaram. Agora sempre falo quando vou ser medicada ou fazer uma operaçao: sou alérgica a plasil!

      Excluir
  26. Tive essa reação duas vezes. Na primeira foi ministrado Bromoprida por 2 dias consecutivos em comprimido, eu estava em semana de provas e foi uma inquietude terrível, não conseguia almoçar, achava que o ônibus ia tombar, a casa estava tremendo, vontade de correr uma maratona, angústia, pior dia da minha vida. Quando chegou a noite eu tive o enrijecimento muscular do tronco todo, meu corpo se contorcia para a frente e minha mãe me levou ao médico e ele insinuou ser ansiedade ou algo do tipo pq estava em semana de provas. Após ficar no soro um outro médico descobriu que a reação era devido ao remédio e me disse para beber água sem parar até sair do meu organismo e foi isso até o dia seguinte, sem contar a dor horrível no pescoço depois. Na 2ª vez eu disse que tinha alergia a Bromoprida e a médica me receitou Plasil e eu quase morri de novo, nunca mais tomo nenhum antieméticos, para o meu bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me senti exatamente assim também! Cara, fiquei tão feliz de encontrar isso no meu blog.

      Excluir
  27. Nossa que bom saber que não estou só , a única coisa que me apavora agora é imaginar que isso pode voltar ou que posso sentir isso mais uma vez

    ResponderExcluir
  28. Quando eu tive a reaçao extrapiramidal, eu estava no PA de um hospital.
    Tirei o soro e fui embora. Pensei que fosse um ataque de panico.
    Anos mais tarde, eu li sobre a reaçao extrapiramidal em um site sobre enxaqueca (link abaixo). conversando com minha cunhada que é médica, ela confirmou que existe esta reaçao, sim e que ela já teve ao receber plasil na veia.
    http://www.enxaqueca.com.br/blog/reacao-extrapiramidal/

    ResponderExcluir
  29. Queria muito uma ajuda... Já tive essa sensação insuportável 2x no hospital e até hoje tenho medo de ir ao hospital quando estou passando mal. Sendo que estou grávida de 5 semanas e não tomei nem um medicamento é estou tendo a mesma sensação. Estou irritada, inquieta, fora de mim, vontade de correr! (Pra onde não sei) não estou saindo de casa, passo o dia chorando, balanço o tempo todo. O que eu faço?! Estou com medo de falar com o meu médico e ele achar que estou LOUCA!!! Me ajudem meu e-mail é Francisleide3@ Gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Gente, esse terror aconteceu comigo ontem, devido à uma virose, precisei ir parar no PA da Unimed, mal sabia eu que estava prestes a começar a pior sensação da minha vida, o médico receitou bromoprida na veia e dipirona para dor, após uns 15 minutos administrado o remédio, comecei a sentir uma tremenda falta de ar, e uma vontade enorme de sair correndo daquele lugar, não queria ficar ali, e eram 2000 mililitros de soro, gritei a enfermeira e disse que estava com muita falta de ar, ela perguntou para a outra enfermeira se havia me dado a bromoprida, e ela disse que sim, então ela ficou comigo, disse que era reação do remédio, e foi me pedindo para tentar me acalmar, o que era impossível, mas não me deixou sozinha, e isso foi importante. Colocaram na minha ficha pra não administrar mais esse remédio em mim, graças a Deus. Sai de lá ainda me sentindo muito mal, com a cabeça muito pesada, e muito sono.
    Hoje acordei já estou melhor, mas com uma dor de cabeça horrível.
    Mas os momentos de terror que passei, não vou esquecer jamais, já não gostava e agora peguei um medo mortal de ir ao médico e tomar medicação.
    A reação extrapiramidal é realmente uma tortura, só quem já sentiu para saber.

    ResponderExcluir
  31. Tive esta reação hoje pela madrugada, comecei a sentir fortes dores no estomago e fui ao pronto socorro, o médico passou 3 remedios na veia, um deles era bromoprida. Quando estava injetando senti desconforto, enjoo, fraqueza, mas achei que era algo decorrente da minha dor no estômago. Quando eu saí do pronto socorro comecei sentir uma ansiedade muito grande, e pedi pra ir pro carro correndo, achei que era só fraqueza por estar em pé. Quando sentei no carro, deu nem 1 minuto comecei a me sentir muito pior, fiquei esmurrando o banco, chutando o carro e gritando. Minha mae achou que era só o Remédio fazendo efeito, que ia passar logo... então chegamos em casa e foi tudo só piorando. Eu ficava batendo na cama,urrando, esperniando, com tremores pelo meu corpo todo. Meus pais perguntavam o que eu tava sentindo é não conseguia explicar, Só falava que era angústia, que não era o estômago. Eu fiquei tão perdida, não sabia o que fazer, não sabia se o estômago tinha piorado, acabei vomitando duas vezes. Passei 1h dessa forma, Quando pedi pra voltar ao hospital.quando estava no hospital esperando o médico não conseguia ficar parada, ficava andando pra todo lado. Mediram meu batimento e estava bem mais alto que da primeira vez que estive lá. A enfermeira ficou assustada e foi chamar o médico, quando descrevi meus sintomas ele me examinou e disse que eu tive uma reação extrapiramidal, mas não era só ela que tava me deixando daquela forma, tava me gerando mais ansiedade a sensação de morte iminente, estava tendo uma ansiedade generalizada. Ai ele mandou tomar um calmante na veia, foi me acompanhar quando a enfermeira aplicou o calmante, fiquei em observação por horas, e só depois fui liberada. Hoje a noite ja estou bem melhor, mas ainda sinto um pouco de ansiedade(sem motivo nenhum, do nada) as vezes, e fico tentando me acalmar.passa um pouco... Mas volta. Espero que isso acabe definitivamente.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite preciso de ajuda já fasem duas semanas que me ingetaram promoprida na veia senti todos os sintomas descritos após isso voltei lá me deram fernegam me acalmei mais agora já fasem duas semanas que ando angustiada ansiosa parece que nada ta legal ta tudo fora do lugar na minha cabeça confusão mental não consigo me concentrar em nada minha visão fica turva perdida e parece que nunca vou melhorar não sei o que tá acontecendo comigo nunca tive isso não tô normal alguém me ajude por favor!!😥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu e-mail resantos555@gmail.com

      Excluir
    2. Boa noite, Regina! Pode entrar em contato comigo, caso queira. Acho importante termos alguém que nos entende para conversar e trocar experiências.
      E-mail: gracy.boechat@hotmail.com
      Facebook: Gracy Boechat
      Instagram: @gracyboechat

      Excluir
    3. Regina estou passando por isso tbm ,vamos conversar? ADC meu WhatsApp 71 987624979

      Excluir
  33. Minha experiência foi horrível, somente ontem através da associação do meu estado ao consumo do PLASIL descobri meu problema.

    Já havia sentido por 3x, duas delas por tratar uma infecção intestinal, nas duas primeiras eu fugi do hospital e na segunda arranquei o acesso venoso mandei a enfermeira a PQP, e sai correndo.

    Ontem assustei minha esposa, pois sai para caminhar 4x, tomei 3 banhos, não parava de me mexer, e um sentimento gigante de tristeza, ansiedade, dores no corpo, pescoço...

    Vou tatuar no meu Braço que tenho problemas com Cloridrato de metoclopramida e BROMOPRIDA pra nunca mais sentir neste inferno.

    ResponderExcluir
  34. Olá, gostaria de parabenizar o autor do blog por essas informações valiosas. Acabo de passar por uma reação extrapiramidal é só descobri o nome pesquisando na internet. De fato, a médica que procurei hoje me orientou que a causa dos sintomas que eu tive eram uma reação a bromoprida, mas eu não conhecia o termo técnico. O que mais me incomodou além da ansiedade foi o fato de meus olhos se voltarem para cima com frequência e travarem por vezes, isso me deixou bastante assustada. Agora que já estou bem, ver seu depoimento só confirma o que tive e isso traz um certo conforto. Principalmente porque já tive crises de ansiedade há muitos anos atrás, sei como é ruim mas esse episódio foi muito pior e agora sei que não se tratava de uma crise de ansiedade mas de uma reação extrapiramidal. Sucesso aos autores, e para quem está nessa situação, tenha fé em Deus e procure um médico que ela passa, como ocorreu comigo. Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Tive um crise renal mês passado, e junto com a dor veio o desconforto estomacal. Me foi prescrito Plasil e buscopan na veia. Qnd cheguei em casa fui pro meu quarto e comecei a sentir uma sensação de morte, a única coisa que conseguia pensar é que eu era louco, queria me matar ou talvez matar alguém para fazer com que aquilo passasse, é uma sensação extremamente intensa, dá vontade de chorar, pedir ajuda, inclusive pensei em sugerir q me internassem, pq durante o efeito me senti um psicopata, me senti um real perigo para mim e para a sociedade, eu simplesmente não conseguia lembrar se algum dia já tinha sido “normal”. Já utilizei substâncias psicodélicas e alucinógenas, mas naquele dia eu não tinha ingerido nada, não tinha motivo, pra mim aquele era eu, o eu “normal”. Fiquei durante uns 10min andando pra lá e pra cá no meu quarto buscando uma solução. Cheguei a conclusão de que precisava ver gente. Fui até o quarto da minha mãe, deitei na cama ao lado da dela e fiquei encarando ela, enquanto ela puxava algum assunto (minha sorte é q a bichinha gosta de falar kk), isso amenizou mto aquela sensação, depois fui pro bar ver alguns amigos e passou de vez...Cerca de uns 3 dias dps descobri q a culpa era do Plasil, foram 3 dias pensando q eu poderia surtar de novo a qlqr momento.
    ATENÇÃO: Jamais drogue alguém sem consentimento, por melhor q tenha sido sua experiência com LSD, cogumelos ou qlqr substância do tipo...Pois entrar numa “bad” ciente do q usou é diferente de entrar numa bad sem saber q usou algo ou sem conhecer oq usou...Isso pode, literalmente, causar mortes.

    ResponderExcluir
  36. Recentemente fui para a emergência do SUS de minha cidade porque meu pescoço estava se movimentando sozinho com muita força pra trás e minha garganta/epiglote estava inchando, bloqueando quase toda a respiração. Não conseguiam descobrir o que era, tentaram me dar oxigênio e adrenalina por nebulizador, que não adiantou muita coisa. Recebi injeções de calmante e relaxante muscular, só que isso não melhorava em nada a respiração. Passei cerca de 3~4 horas sufocando até melhorar e receber alta, para depois descobrir que foi uma reação alérgica ao medicamento BROMOPRIDA, que tinha sido me receitado para estômago. No dia seguinte, consultei com médico particular doutor especialista em cabeça e pescoço, que confirmou a suspeita. Quase morri por causa de um "remédinho" desses. Aquilo foi um terror, horrível, isso que passei nunca vai ter como esquecer...

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite! À quase 3 anos sofri de um ataque de pânico ao receber bromoprida na veia, desde estão, sinto as mesmas sensações descritas acima sempre, se eu ficar nervosa, sinto, se eu ficar ansiosa, sinto... Fiquei com traumas tão profundos que minha vida mudou completamente, sigo na luta até hoje, mesmo 3 anos depois de ter recebido essas substâncias.
    Sugiro que montemos um grupo para compartilharmos nossas experiências e nos ajudarmos. Afinal, só quem passou e passa por isso, sabe quão grande o sofrimento e como é difícil explicar para quem nunca passou.
    Caso se interessem, seguem minhas redes:
    E-mail: gracy.boechat@hotmail.com
    Facebook: Gracy Boechat
    Instagram: @gracyboechat

    ResponderExcluir
  39. Gente, passei por isso duas vezes e me da nervoso so de lembrar. A primeira foi com Neuleptil gotas, e a segunda mais recente, mês passado, com o maldito Haldol injetável.
    Os sintomas mais fortes que tive foram uma falta de ar absurda, fui parar no hospital pq eu puxava o ar e sentia que ele não vinha uma sensação de sufocamento horrorosa, eu so chorava e não conseguia falar direito meu pai ficou desesperado pq eu nao sabia e nao conseguia explicar oq estava acontecendo, me colocaram na mascara de oxigenio e me deram diazepam oxigenio achando que ei estava tendo crise de panico, eu ja tive e sabia que nao era, isso é 10x pior. Falei tanto que nao estava respirando que a enfermeira colocoi um oximetro em mim, como deu normal ela me deu como maluco e eu nao parava de chorar e falar que nao estava respiramdo e ia morrer, me deram mais uma injeçao de diazepam depois de 3h e eu apaguei, depois que acordei e voltei pra casa ainda fiquei me sentindo horrivel uma depressao um aperto no peito e a maldita falta de ar por mais umas 12h! Eu acho que afetou minha coordenaçao tambem pois eu nao conseguia sequer digitar alguma coisa.
    Hoje em dia eu não tomo NADA na veia sem olhar antes e se me passarem haldol e esses outros remédios que li que dão essa sensação do inferno eu falo que sou alergico mas não tomo por nada.

    ResponderExcluir
  40. Esqueci de por, também me deu uma sensaçao estranha no corpo, parecia que tinha um elefante invisível em cima de mim de tanto aperto no peito que senti.

    ResponderExcluir
  41. Olá, sou jornalista de saúde e estou fazendo uma reportagem para um grande portal de notícias sobre reação extrapiramidal. Gostaria de colher depoimentos sobre o assunto. As histórias são sempre muito tocantes (eu mesma já passei maus bocados por causa da reação), e apesar disso ainda é regra nos hospitais administrar esses antieméticos (e mesmo alguns antipsicóticos) após cirurgias, inclusive em menores de idade. Por isso decidi fazer a reportagem. Gostaria de entrevistar o autor deste blog e quem mais tiver interesse em dar o depoimento. Meu contato: tatianapronin@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, td bem?
      Você fez essa matéria? Já foi publicada ? Gostaria de ler.

      Excluir
  42. Boa noite. Após varias crises descobri que era a reaçao extrapiramidal ao plasil e a.alguns meses tive uma crise terrivel apos.tomar cefaliv pra enxaqueca pois ele contem metoclopramida tambem. Minha ultima crise foi ao usar sertralina a algumas horas. Pior sensação do mundo.

    ResponderExcluir
  43. Gente como faço pra saber com quais medicamentos me atacam a reação extrapiramidal?

    ResponderExcluir
  44. Na dúvida, eu que passei por isso há uns 2 anos atrás, não tomo mais o Digesan, Digeplus e Plasil.

    ResponderExcluir
  45. Eu tive a reação extrapiramidal também, após tomar dois comprimidos de Bromoprida, 1 na quinta-feira a noite e outro na manhã de sexta-feira, pra tratar um refluxo. Mas na sexta de manhã, depois da Bromoprida,também tomei na parte da manhã, meio comprimido do ansiolítico Esc (oxalato de escitalopram), estava iniciando o tratamento para ansiedade. Poucos minutos depois de ingerir os comprimidos comecei a sentir as pernas e braços inquietos, uma angústia terrível, dores musculares, nas costas e braços, como se fosse uma tensão muito grande. Não conseguia parar em lugar nenhum, concentrar em nada... Fiquei assim até anoitecer. Não consegui me alimentar mais. Nada descia no estômago, como se ele estivesse fechado. A noite tive dificuldade pra conseguir dormir, meus pensamentos ficaram muito estranhos, sem nexo. Acordei várias vezes e pedia a Deus o tempo todo pra me ajudar. No outro dia a mesma coisa... A sensação horrível de inquietude, angústia, dor no peito, coração acelerado, mal estar, falta de apetite. Eu pensei que estava enlouquecendo. Foram três dias seguidos nesse estado, sexta, sábado e domingo. Pedi a Deus pra me ajudar e fui pesquisar os efeitos do ansiolítico. Do nada abri uma página sobre crise nervosa provocada por remédio pra enjôo. Fiquei tão feliz, pq vi que estava com os mesmos sintomas, e não era loucura. Mas agora fiquei na dúvida de qual remédio me provocou isso . A Bromoprida ou o Esc (oxalato de escitalopram), pois os dois podem causar essa reação. Hoje, segunda-feira, três dias depois, ainda me sinto fraca, com o estômago ruim. Mas acredito que o pior já passou! Deus está no comando.

    ResponderExcluir
  46. Estou serinsen isso agora, já fez três dias que vim do hospital tive essa reacar e ainda estou com os sintomas o que eu posso fazer ? Me ajudem pf

    ResponderExcluir
  47. tomei por conta própria 10 ml de bromoprida pq eu estava com dores fortes de estômago e depois virou virose ,tive a reação extrapiramidal tô mal desde terça, não durmo, quando fecho os olhos fico vendo coisas, estou surtada,desde terça estou andando a casa toda semana parar ,hoje deu uma amenizada na inquietação.
    Quando os sintomas desaparecem de vezer? Fui no pa e tomei aKineton e fenergan para melhorar os sintomas pq minha pressão estava 17x10 e batimento cardíaco 130
    Não aguento mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie..seus sintomas passaram ? Como você está agora ?

      Excluir
  48. Essa reação passa?
    deixa sequelas?

    ResponderExcluir
  49. Tive uma virose essa semana, com vômito diarreia, cólica intestinal etc, fui então diagnosticada com a tal virose, medicamentos, bromoprida, acordei hoje, depois de quase uma semana com a maldita virose, feliz e disposta, até tomar a maldita bromoprida que me foi receitada, para tomar por 3 dias, aí começou, irritabilidade, pernas que não param, corpo que não deita, dedos que se movem, cheguei a ranger o dentes, não conseguia sentar, mal e mal falar, nem comer, fiquei trêmula com as mãos gelada e roxas, pálida, fala prejudicada, pernas bambas, inquietude, passei o dia sem conseguir ficar mais de 15 minutos sentada, o resto do dia passei caminhando e inventando coisas pela casa, como se precisasse estar em constante movimento. Detalhe tenho pressão alta, imaginem como estava o coração velho de guerra ?!

    ResponderExcluir
  50. Eu TB já senti tudo isso com plamet plazil ranitidina e muitos outros podem dar ..estou ficando com medo de tomar qualquer remédio agora por conta disso ..da última vez meu pulmão fechou e tive a sensação que iria morrer ...mas ainda bem que o médico conhecia essa reação e me deu muito soro e fez inalaçao .. até passar

    ResponderExcluir
  51. Tive uma reação de extrapiramidal essa noite com o uso do Cefalium para dor de cabeça. Os efeitos descritos aqui, foram os que sofri, pelo menos uma boa parte. E não é a primeira vez que tenho isso, no pronto socorro, ao aplicarem um remédio na veia pra dor estômago, sai de lá poucas horas depois a mil, com as mesmas reações!
    Grata por essa informação no blog

    ResponderExcluir

  52. 26/06/2019 ... meu filho de 5 ano Theo estava muito enjoado, pôr estar tomando amoxilina para sinusite, então resolvi dar bromoprida, dei gostas para o peso dele, depois de 2 horas ele estava reclamando e o pescoço todo virado para o lado esquerdo... na hora pensei que ele estive ficando com torcicolo...só que fiz ele voltar a cabeça com uma massagem, depois de um minuto ele ficou com toda cabeça para trás... gennnte 😱😱 aí eu entrei em pânico... fiz ele sentar com a cabeça encostada na poltrona e corretamente, os olhos meio que voltados para trás...ele chorava e eu tbem... fui procurar que era aquela reação...bem, me deparei que ele estava tendo uma reação extrapiramidal...nossa! Meu filho lindo amado...sabe aquele momento que vc começa a sentir medo de perder seu filho.😔😔.. pânico.😳.. foi terrível, eu reuni forcas e eu mesmo assim fui acalmando ele, e ele conseguiu pegar no sono...ele dormiu 4horas ...agitado mais dormiu... acordava chorava...eu perto ...e assim foi...nunca mais vai tomar bromoprida☹😔

    ResponderExcluir
  53. Tive distonia duas vezez causada por plasil e digesan, é a pior sensação que já senti, muita angústia, agonia, vontade de correr, pressão na cabeça, contração involuntária do misculo do pescoço e perda do controle dos olhos(os meus olhos ficar virados para cima). Com o se não bastasse eu ter vivido isso esses essa semana minha filha também teve com um medicamento Neoleptil, tive que reviver esse pesadelo, essas coisas não são divulgadas e muitos médicos acreditam ser frescura ou loucura( no meu caso), no caso da minha filha eu já informei que poderia ser uma reação extraporamidal causada pelo medicamento e graças a Deus a médica sabia do que se tratava.

    ResponderExcluir
  54. ontem fui ao hospital com dor no estômago e tomei Digesan. Foi a pior noite da minha vida. Fiquei acordada, maxilar travou, tremedeira por todo corpo, muita angustia.. uma sensação tão ruim que nem sei descrever, parecia que do nada estava com depressão. Hoje ainda estou com efeitos do remédio, fui ao hospital e escutei que era ansiedade. Nunca mais tomo nenhum remédio desses citados. Pior sensação da minha vida.

    ResponderExcluir
  55. Obrigada por isso, eu descobri a reação extrapiramidal a 14 anos na gestação do meu filho, eu tive uma crise vômitos e me aplicaram plasil no soro, eu me beliscava e chorava descontroladamente, tirei o acesso e apertava minha mãe que estava ao meu lado, desesperador, foi quando o médico explicou oq eu estava tendo e me deu um Fenergan, que quase imediatamente aliviou os sintomas.

    ResponderExcluir
  56. Assustador saber que assim como eu, muitas pessoas tiveram sintomas semelhantes com o uso do medicamento Bromoprida.
    No dia 22/02/2020, sábado de Carnaval, comecei a me sentir mal, fraqueza, um embrulho no estômago e febre baixa. Forcei um vômito para ver se esse desconforto gástrico passava, mas não melhorou. Tomei um comprimido de plasil que eu tinha em casa, mas também não melhorou. Com a continuação dos sintomas, na segunda-feira, dia 24/02, procurei um hospital para tentar resolver essa situação. O médico me passou dois medicamentos: Bromoprida e Floratil.

    O Bromoprida ele receitou 3x ao dia. No dia seguinte, à noite, assistindo televisão, depois que já tinha tomado 4 comprimidos desse medicamento, 1 no dia anterior e 3 no mesmo dia, eu comecei a me sentir muito mal. Parecia uma crise de ansiedade muito forte. Minha respiração estava curta, falta de ar, meu coração acelerado. Não bastasse esse desespero, minha mandíbula não se comunicava com meu maxilar. Minha boca ficou completamente torta, estava falando tudo embolado.

    Fui medir minha pressão e ela estava 16/10, sendo que a minha pressão normal é 12/8. Achei que estivesse tendo um AVC. Fui parar na emergência. A médica plantonista fez os testes de reflexo, fez o eletrocardiograma e estava tudo ok. No final, me passou 6 gotas de Rivotril. Mesmo relatando o medicamento que eu tinha tomado, no caso a Bromoprida, ela não o levou em consideração.
    Enquanto eu esperava o resultado do exame de sangue, a minha situação não estava melhorando. Meus dentes se batiam como se fossem quebrar, tive que colocar uma blusa na boca para protegê-los. Minha fala continuava enrolada. Voltei no consultório e relatei para a outra médica, já que a anterior tinha encerrado o plantão, o que estava acontecendo. Ela me receitou mais 4 gotas de Rivotril e um anti-inflamatório. Meu corpo foi relaxando e os sintomas diminuíram consideravelmente.
    Esse episódio me deixou alguns traumas, nos dias seguintes sentia um aperto no peito, uma pressão na cabeça, angústia. Tive alguns episódios do meu coração acelerar e de ficar ofegante do nada. Qualquer pensamento que isso tudo pudesse voltar a acontecer me fazia sentir esses sintomas. Estou tendo pequenas crises de ansiedade. Uma sensação horrível.

    Me forcei a voltar a fazer exercícios físicos, vou para esteira da academia e fico lá 1 hora andando. Esses exercícios me fazem um bem danado, sinto que foi reajustando aos poucos meu cérebro. Fiz todos os exames do coração e eles se encontram excelentes.
    Passado 1 mês desse episódio, ainda não estou 100%, mas me encontro bem melhor. No entanto, quero salientar o perigo que esse tipo de medicamento faz com algumas pessoas. Como pode um remédio para estômago desencadear todas essas alterações no nosso sistema nervoso? É imprescindível que todos nós façamos relatos no site da Anvisa, relatando os efeitos colaterais.

    Bromoprida nunca mais tomo.

    ResponderExcluir
  57. Obrigado a todos e principalmente ao dono do blog, esse assunto é TOTALMENTE negligenciado e muitas vezes até zombado, sendo que é algo gravíssimo e várias pessoas já se suicidaram, inclusive eu passei por isso hoje e tive pensamentos análogos a isso.

    Fico feliz que pelo menos é algo conhecido e os relatos do pessoal me tranquilizaram, espero que o mesmo sirva pra quem tiver essa desgraça depois, porque quando tu passa por isso, jamais esquece!

    TOMEM CUIDADO COM OS ANTIDOTOS pra reação extrapiramidal - a maioria deles pode também causar os MESMOS sintomas

    isso serve pro fenergan, biperideno, enfim, todos dessa mesma categoria - não tome NADA, beba água até o talo e mije tudo pra fora até zerar a presença do remedio no organismo, porque é capaz de tu tomar um antidoto e ele piorar / prolongar essa desgraça!!

    Stay safe people

    ResponderExcluir
  58. Fiz uma mamoplastia, e estava me sentindo bem, só um leve enjoo, até que esse medicamento Plasil foi aplicado em mim. Começou um drama, eu toda costurada, pedia pra levantar, fiquei em pânico, falta de ar, meu esposo tentava me acalmar, eu só queria me levantar, pedia muito, estava sem controle de mim. Depois que passou o efeito, eu não entendia o que aconteceu, mas me senti envergonhada e com medo. 8 anos depois, grávida, tive a necessidade de tomar soro, lá vem o Plasil, o mesmo efeito, a enfermeira me falou que foi o remédio, mas meu médico não acreditou. Fiquei muito mal, envergonhada, com a certeza que estava doida. Só tive certeza que foi o medicamento quando um outro médico, me explicou os sintomas e disse que eu não posso tomar essa substância.

    ResponderExcluir